domingo, 28 de março de 2010

Mais uma do período militar...

Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, nascida em Curvelo em 1923 e falecida, misteriosamente, no Rio de Janeiro em abril de 1976. Foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Edgar Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel.

Zuzu era uma grande estilista, tendo feitos desfiles nos EUA e adquirindo influencia e amizade de modelos americanas e francesas. Sempre levava a alegria e as cores brasileiras para as passarelas estrangeiras.

Sempre foi uma mulher muito pacifista e podendo até dizer que era apolitizada e nunca se metia nos assuntos políticos de seu filho Stuart, ativista comunista preso e morto nos anos 70, fato este que mobilizou a revolta de Zuzu.

Stuart era considerado um subversivo e ativista contra o governo atual, de Emilio Médici, além das queixas de comunismo. Lutou contra o regime militar ao lado de sua esposa Sônia Maria de Moraes Angel Jones (presa e morta em 1973 pelo DOI-CODI, mesmo departamento militar que torturou e matou seu marido, em 1971).

Zuzu entrou em estado de choque e paranóia ao saber das noticias e agravou ainda mais sua raiva ao saber que o governo não liberaria o corpo de seu filho. Zuzu lutou como pode para desmascarar a farsa que era o Brasil perante os outros países, mandando cartas e conversando com lideres e representantes políticos internacionais, mas foi pouco ouvida. Teve ajuda de modelos francesas que desfilaram pela causa e grandes amigos que cantaram a sua dor.

Durante todo o seu percurso, Zuzu teve ajuda de sua filha, a jornalista e ex-atriz Hildegard Beatriz Angel Bogossian, que trabalhou como colunista social no Jornal O Globo e logo depois (em 2003) no Jornal do Brasil.

Zuleika Angel Jones morreu em um acidente de carro na madrugada de 14 de abril de 1976 na Estrada da Gávea, à saída do Túnel Dois Irmãos no Rio de Janeiro. Podia-se dizer que o seu acidente de carro teve um tom um pouco misterioso para a época, sendo esclarecida apenas em 1998 quando o governo assume a sua participação no ocorrido.

A música Angélica, de Chico Buarque, faz uma homenagem singela a estilista. Teve sua história narrada no filme de Sérgio Resende que carrega o nome da estilista e no livro Procuro meu filho de Virginia Valli. E em 1993, Hildegard Angel funda o Instituto Zuzu Angel para que nunca esqueçam da influência que Zuzu teve e nem pelo que ela passou.

Os corpos de Stuart e de Sônia jamais foram encontrados...

4 comentários:

  1. Legal, é sempre bom lembrar pessoas que fizeram a diferença e que lutaram por aquilo que acreditavam, lutando contra as injustiças no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a postagem!! Não conhecia toda a história de Zuzu Angel e realmente foi uma mulher que lutou até o fim contra as injustiças de um governo hipócrita.

    Ainda não vi o filme sobre Zuzu Angel, mas parece ser muito bom!!!

    Parabéns pelo novo blog!!! e muito sucesso!!!

    Bjosss

    www.criatividadeenostalgia.blogspot.com
    www.vieouviporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu conhecia essa história...
    Vi o filme e fiz uma pesquisa sobre tudo que aconteceu...

    Gostei muito do estilo desse seu outro blog *-*
    Já estou seguindo...






    Bejãooo ;*

    ResponderExcluir
  4. legal esse teu blog kim. to pensando em fazer o msm ja q o meu pode puxar pra outro lado.
    e o que eu acho mais interessante nessa contação de histórias é que tu ta ajudando a eternizar o nome de algumas pessoas e lugares...

    ResponderExcluir